Falar sobre o kit GNV KGM de 5ª geração é entrar no mundo da economia sem sustos na performance. A KGM é uma marca presente no mercado, e o kit de 5ª geração é a escolha mais moderna para a maioria dos carros atuais.
O kit de 5ª geração é o padrão para veículos modernos com injeção eletrônica (sequencial ou grupo co-fire) e funciona de maneira muito mais sofisticada que as gerações anteriores (como a 3ª):
- Lógica de Funcionamento: O veículo sempre liga no combustível líquido (gasolina/etanol) e, ao atingir a temperatura ideal (geralmente cerca de $40^\circ\text{C}$), o sistema automaticamente faz a transição para o GNV. Isso protege os componentes originais do motor.
- Regulagem por Software: A calibração é feita por meio de um software específico (no caso da KGM, modelos como o I2019L ou AJ400), que lê e analisa dados como pressão do gás, tempo de injeção da gasolina (MAPA) e temperatura. Isso permite uma regulagem muito mais precisa e eficiente.
- Sistema Integrado: Diferente do 3ª geração, não utiliza emuladores e simuladores, mas sim uma central eletrônica (ECU) que gerencia o sistema de injeção do gás de forma sequencial, atuando de maneira similar ao sistema de injeção original do veículo.
Componentes Típicos do Kit KGM
Um kit KGM 5ª geração geralmente inclui os seguintes componentes principais:
- Redutor de Pressão: Responsável por reduzir a alta pressão do cilindro (cerca de $200$ bar) para uma pressão de trabalho mais baixa (cerca de $2$ bar). O modelo PGT-S3 é um exemplo da marca.
- Central/Módulo (ECU): É o cérebro do sistema (ex: Modelo I2019L), que gerencia o tempo de injeção do gás em sincronia com os pulsos da injeção original.
- Rail/Flauta Injetora: Conjunto de bicos injetores (VIT-V), responsáveis por injetar o GNV diretamente no coletor de admissão do motor.
- Sensor MAP: Mede a pressão do coletor de admissão, crucial para a ECU calcular a quantidade correta de gás a ser injetada.
- Comutadora: A chave que permite ao motorista selecionar o combustível (GNV ou líquido) e mostra o nível do gás no cilindro.
Confira as imagens do Kit com 1 cilindro 15m³ instalado no porta-malas do Corolla 2.0 2018/2019, instalado pela São Caetano GNV.







